Blocado: a arte de projetar, vol. 1 / Block

Débora Bolsoni

2016

Aproximadamente 600 páginas
23 x 29 cm
Português
30 exemplares numerados e assinados

Débora Bolsoni

Rio de Janeiro, rj, 1975.
Vive e trabalha em São Paulo.
Representada pela galeria Athena Contemporânea.
Individuais recentes: Descaracter, Jaqueline Martins [São Paulo, 2016]; Urbanismo geral, Athena Contemporânea [Rio de Janeiro, 2015]. Participou da/ participated in: Bienal do Mercosul [2009]. 

As ações de Débora Bolsoni buscam explorar e interferir em materiais e objetos do cotidiano, em especial aqueles que habitam os canteiros de obras. Blocado traz um perfil metálico tal qual esquadrias, e um bloco de papel de tamanho aproximado do manual Neufert, porém sem conteúdo.

Leia mais

Durante sua formação acadêmica, Débora Bolsoni investigou suas questões estéticas a partir do desenho, no sentido mais amplo do termo; e conviveu muito, ao longo de sua vida, com pedreiros e seus materiais. Sua pesquisa – e consequentemente suas obras – aparta elementos de seus contextos ordinários, tirando-os de um fundo comum, criando analogias narrativas. Não raro, suas peças são o resultado da soma entre desenho e alguns itens utilizados na construção civil: azulejos, grades, lanças, vidro, carrinhos de pedreiro etc. Ainda assim, o desenho precede à obra ou nela se faz presente.

Em Blocado: a arte de projetar, vol. 1, observamos esses elementos relativizados – e no limite, ausentes. O título da obra parte do manual Arte de projetar em arquitetura, de Ernst Neufert, muito conhecido entre engenheiros e arquitetos por reunir, de forma sistemática, fundamentos, normas e prescrições sobre recintos, edifícios, instalações e utensílios, tomando o ser humano como medida e objetivo. 

Blocado traz um perfil metálico tal qual esquadrias, janelas, e um bloco de papel de tamanho aproximado do citado manual. A janela ali deve ser manipulada de outra forma, e sua medida é alterada em função do que se abre: o livro. O vidro canelado de um vitrô, translúcido, é substituído pela cola hotmelt que une folhas cinzas, com conteúdos não prescritos, criando uma superfície opaca e espessa. Frontalidade e lateralidade; rigidez e flexibilidade; forma e função; são pares relativizados quando se coloca a obra de Débora em uma estante repleta de livros.

Débora Bolsoni

Rio de Janeiro, rj, 1975.
Lives and works in São Paulo.
Represented by the gallery Athena Contemporânea.
Latest solo shows: Descaracter, Jaqueline Martins [São Paulo, 2016]; Urbanismo geral, Athena Contemporânea [Rio de Janeiro, 2015]. Participou da/ participated in: Bienal do Mercosul [2009].

Débora Bolsoni’s initiatives aim at exploring and interfering in materials and objects of our daily life, particularly those housed in construction sites. Blocado brings along a metallic profile such as the one seen on frames, and a notepad of the approximate size of the Neufert manual, although without any contents in it.

Read More

FEIRAS

A Ikrek Edições participa das feiras:
SP-Arte
Tijuana São Paulo
Tijuana Rio de Janeiro
Plana São Paulo

CONTATO

contato@ikrek.com.br
+55 11 96085 2180
Largo do Paissandú, 72, sala 509
Centro, São Paulo, SP
CEP 01034-010