Bárbara Wagner e Benjamin de Burca usam videoensaios, fotopesquisas e entrevistas para abordar temas como a mercantilização das práticas coletivas tradicionais e a folclorização da cultura pop nas economias emergentes. No livro Edifício Recife / Recife Edifice, trazem fotos de esculturas presentes em edifícios da capital pernambucana acompanhadas de depoimentos dos porteiros dos prédios sobre essas obras.

Bárbara Wagner [Brasília, DF, 1980]
Benjamin de Burca [Munique, Alemanha, 1975]
Vivem e trabalham em Recife, PE. Bárbara Wagner é representada pela Fortes D’Aloia & Gabriel e Amparo 60. Individuais recentes: Art Gallery of York University, Toronto, Canadá; Aspirations, MoCAD – Museum of Contemporary Art Detroit [Detroit, EUA]. Participaram da Bienal de São Paulo [2016]; do Panorama da Arte Brasileira [2013 e 2017]; e do Skulptur Projekte [2017, Münster, Alemanha].

***

Em Recife, no Nordeste do Brasil, a ideia de cidade como síntese das artes toma a forma de uma lei municipal no início dos anos 1960, fazendo obrigatória a instalação de obras de arte tridimensionais na entrada de grandes edificações.
Geralmente posicionadas ao lado das cabines de segurança nos prédios residenciais, essas obras são diariamente observadas e muitas vezes conservadas pelos porteiros que guardam a entrada desses edifícios.
Bárbara Wagner e Benjamin de Burca fazem um inventário dessas esculturas presentes no cotidiano da capital pernambucana. Mas Edifício Recife não é um compêndio de imagens, dados técnicos e descrições críticas especializadas. A partir de conversas com porteiros, os artistas reúnem depoimentos sinceros, descrições verdadeiras sobre esses objetos e suas relações com os prédios, a cidade e o entendimento do que é bonito ou feio.
A obra Edifício Recife, um políptico de 22 pranchas contendo três imagens cada uma, foi apresentada pela primeira vez em 2013 no Museu da Arte Moderna de São Paulo no âmbito do 330 Panorama da Arte Brasileira, P33: Formas Únicas da Continuidade no Espaço, com curadoria de Lisette Lagnado.  Em 2017, a dupla participou da 5a edição do Skulptur Projekte em Münster, Alemanha, com direção artística de Kasper König, curadoria de Britta Peters e Marianne Wagner. Na ocasião, foi então editada a publicação, que tem tiragem de 500 exemplares, sendo 66 acompanhados de uma impressão única, assinada pelos artistas.

Edifício Recife

Bárbara Wagner
Benjamin de Burca

2018

ISBN 9788567769141
160 páginas
13 x 21cm
Português/Inglês
500 exemplares
Coedição com Koenig Books
Esgotado na Ikrek