Este slideshow necessita de JavaScript.

O artista trabalha com fontes documentais e afetivas na construção de seu trabalho, que ganha diversos suportes. Em Vinte e cinco, RG entrevista personagens da cena artística paulistana sobre seus 25 anos, e traz farta documentação.

Rafael RG [Guarulhos, Sp, 1986] vive e trabalha em Belo Horizonte. Representado pelas galerias Periscópio Arte e Sé. Individuais recentes: A cidade onde envelheço, Periscópio arte [Belo Horizonte, 2017], Solo Projects, SP-Arte [2017]; Política da boa vizinhança, Artbo 2015 [Bogotá, 2015]; Ficções do arquivo, .Aurora [São Paulo, 2014]; PS: há alguma coisa que você espera de mim, Sé [São Paulo, 2014].

***

Rafael RG traz duas fontes para construção de seus trabalhos: uma documental e outra afetiva. A interação entre esses dois locais resulta em obras que quase sempre se aproximam de uma ficção. Isso acontece pelo uso de documentos garimpados em arquivos institucionais ou pessoais somado a narrativas que sempre envolvem sua pessoa ou um alter ego.
Ao reunir memórias suas e de agentes seminais do campo das artes para sua formação (Ivo Mesquita, Paulo Monteiro e Rochelle Costi), além de documentos que remetem às informações compiladas, Rafael RG constrói um registro verídico de situações que perpassam os 25 anos de cada um desses personagens e deixa em aberto – ou em branco – o que se passou, o que se passa, e o que se passará depois dessa idade que considera crucial, em virtude da frase legada pelo poeta colombiano Andrés Caicedo: Es uma vergüenza vivir más de 25 años en este mundo.
As entrevistas, realizadas num intervalo de tempo de quase dois anos, não buscam um ponto final nas histórias contadas; por essa razão, talvez, terminem de forma abrupta. As falas de Rafael RG emergem de um fundo tingido da mesma cor dessas informações recolhidas – o roxo dos relatos, documentos e memórias –, e têm tipografia em corpo 25, prendendo sua fala às suas fontes e a esse número, que também domina a paginação do livro. Ao final, a carta àquele que lhe inspirou a obra parece livrá-lo do algarismo, das memórias e da vergonha da idade, resultando em páginas a serem preenchidas.

Vinte e cinco

Rafael RG

2014

série ponto e vírgula

ISBN 9788567769011
128 páginas
15,5 x 23 cm
Português
300 exemplares numerados
Esgotado